sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Imagem da Castanheira antiga em Belém

Vamos com uma imagem inédita da famosa Castanheira que localizava-se na Rod. BR 316.

A Castanheira durou até os meados da década de 90, sobrando apenas o tranco e posteriormente sendo retirada na totalidade.
Outra curiosidade é que durante muito tempo a Castanheira serviu de divisa para Belém e Ananindeua.
Registro fabuloso de José Mesquita da Silva Santos.
Década de 80.
Gostou? Compartilhe este post!
www.facebook.com/nostalgiabelem

8 comentários:

  1. Queria saber um pouco mais sobre essa castanheira, ficou muito vago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A castanheira foi retirada devido a queda de ouriços ocasionar muitos acidentes no trânsito fatais, o último, foi o acidente em que um bebê dentro de um veículo automotor foi acertado em cheio por um ouriço que atravessou o parabrisa do veículo, tornando-se o ponto crucial para a retirada da árvore do local.

      Excluir
  2. O governo NUNCA deveria ter deixado derrubarem essa árvore :(

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi um descrédito do governo da época a derrubada da castanheira. Imagina se esta árvore centenária existisse hoje?

    ResponderExcluir
  4. Esse local era conhecido c "curva da castanheira, servia de ponto de referência p o bairro (hj chamado Castanheira) e onde ocorriam mtos acidentes de trânsito, em geral violentos e fatais; alguns jornalistas da época a chamavam de "curva da morte". A retirada da árvore coincidiu (ou não) c a construção, algum tempo depois, de um shopping nas proximidades e consequente ajustes no trânsito na área, com instalação de semáforo e faixas p travessia de pedestres. Diminuindo o número de acidentes, a denominação "curva da morte", foi esquecida...

    ResponderExcluir
  5. A castanheira foi retirada devido a queda de ouriços ocasionar muitos acidentes no trânsito fatais, o último, foi o acidente em que um bebê dentro de um veículo automotor foi acertado em cheio por um ouriço que atravessou o parabrisa do veículo, tornando-se o ponto crucial para a retirada da árvore do local.

    ResponderExcluir
  6. ela foi retirada pq a mesma já tinha perdido as folhas e foi morrendo gradativamente. ele já estava oca por dentro do seu caule.

    ResponderExcluir
  7. Esta foto esta fantastica!Os predios a direita,sao o Seminario Teologico Batista Equatorial e a casa do reitor...A fantastica castanheira esta direcionada para o Centro.Cheguei ai no Seminario,com marido e tres criancas:32 dias,1 ano e 2 meses,e 3 anos!em marco de 1975.Fomos ocupantes por 4 anos da moradia para os alunos casados com familia,a esquerda da pista...todos os dias atravessavamos esta BR...e la estava a magnanima castanheira!!!Tudo parece um sonho agora,mas fazem parte de nossas vidas!AH!!!e um pouco mais a frente,seguindo direcao Centro tinha o Mercado Brilhante-um mercado simples,deteriorado,mas que vendia frutas,verduras,carne,peixe...a gente bem usava ele...Deixamo Belem em janeiro de 1979...

    ResponderExcluir